sábado, 13 de junho de 2009

Treinamento EspAcial



Lama Gangchen chama a prática da percepção da vacuidade, que é a visão correta ou verdade absoluta, de Treinamento Espacial.
Paralelamente, a física quântica tem demonstrado que somos puro espaço, que nada toca em nada, que somos espaços que se relacionam com outros espaços sem percebermos isso.

Ele ensina que o problema causador dessas visões equivocadas e incompletas é a identificação com nosso ego, e os vícios químicos internos que o seguem. Esse ego nos dá a sensação que somos permanentes e sólidos, que é o terrível engano de apostar no constante "eu existo", "eu sou", "isso é meu", "meu isso ou meu aquilo". Fruto do agregado do Sentimento, onde nos baseamos na afirmação/sensação/descriminação - "eu sou, logo existo e portanto possuo" que desencadeia o auto=apreço, a possessividade e a nociva auto-importância. Depois repassamos essas informações às nossas células que repassam à cadeia de neurônios e neuro-transmissores e daí a enorme teia de acontecimentos desfavoráveis aparece na tela de nossa vida, doenças e morte.


Na física quântica todas as possibilidades estão acontecendo simultaneamente, mas quando focalizamos a atenção sobre a natureza das coisas, somente uma possibilidade pode ser concebida como real para que possamos experiência-la. Para o budismo a realidade é vazia de existência intrínseca, está acontecendo interdependentemente e pode ser observada de modo relativo-enganoso ou absoluto-vazio, sempre na qualidade da mente do observador. Na verdade a realidade só é percebida se houver alguém que a perceba, de outra forma nunca está aparente.


Para a física quântica somos considerados apenas como tendências. Já o Budismo diz que somos Budas futuros desempenhando atualmente apenas o papel de nossa capacidade mental presente; porém qualquer que seja a nossa realização, será sempre vazia de existência por si mesma. Se interpretarmos essas tendências quânticas como a tendência à iluminação; física e budismo retratam o mesmo alvo. Porém, a física quântica e os cientistas não relevam a espiritualidade como fonte, caminho e objetivo. Eles chegaram quase a mesma conclusão dos sábios sagrados, mas não interpretaram a natureza última da realidade, porque seus esforços foram dirigidos ao mundo externo. Com a grandiosa capacidade que possuem, se levarem a mente de busca utilizando o ilimitado universo interior como base, chegarão às mesmas conclusões dos mahasiddhas - grandes realizadores.


Encontrar o ilimitado espaço interno é o Treinamento Espacial de nossa viagem mais correta, porque o mundo externo é simplesmente uma projeção do mundo interno. Questionarmos sobre como exercemos nossa vontade, desejos e planos aplicando a paz interna fará com que encontremos mais espaço e cada vez mais paz interna e externa. Se pesquisarmos nossos ambientes mentais e emocionais, nossas crenças, ardis e álibis, chegaremos à conclusão que tudo é infundado e limitante por nossa própria maneira de pensar e agir, e não por causa do mundo lá fora. Precisamos agora mesmo abandonar a mente infantil, validar nossa existência humana e merecer a condição do vir-a-ser um ser sagrado projetando um mundo externo, bom para todos!


Compilado de ensinamentos orais de Lama Gangchen em Maio de 2000 e Julho de 2002